Quarta-feira, 9 de Maio de 2007

Por Favor Continuem a Denunciar! Abate Eminente no Canil Municipal de Beja

Recebemos o apelo ao protesto contra o abate indiscriminado no Canil Municipal de Beja.

Estive relutante em colocar aqui estas imagens, porque sempre quis que este blog fosse positivo, construtivo e animador mesmo nas noticias mais tristes. Tenho tentado que este blog mostre a beleza e o amor que há em cada um dos animais.

Por isso hesitei... as imagens são duras de se ver e eu, que sou de lágrima fácil não consegui chorar… dói-me o peito e dói-me a alma, os olhos ameaçam… mas não choram… porque é horrível.

No fim decidi-me a colocar aqui as imagens, porque acredito que muitas pessoas não acreditam que isto aconteça efectivamente… acham que são vozes sensacionalistas dos “maluquinhos” dos direitos dos animais… mas não são. Por isso peço-vos, façam ouvir a vossa voz, em homenagem aos pobres animais inocentes que já foram abatidos e pelo direito à vida daqueles que ainda lá estão.

 

 

P.S. - A par das moradas indicadas, uma boa amiga dos animais propôs também o envio para o Gabinete do Sr. Primeiro-Ministro - pm@pm.gov.pt

 

 

Apelo:

Como sabem, e abaixo consta a Denúncia original, no dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja.

Não contentes com o resultado, e porque a soberba e incompetência circulam livre e impunemente pela cidade de Beja, já soubemos (à boca pequena claro!) que planeiam a parte 2 do abate – não digo eutanásia porque esse é um acto de compaixão e misericórdia e aqui esses sentimentos não têm lugar.

Como podem ter reparado, o único email que surge no site da Câmara Municipal de Beja é generalista – e não chega a existir qualquer confirmação de recepção de emails (a desculpa sempre é que existe qualquer problema com o servidor).

Assim, venho solicitar-vos, caros amigos e companheiros de luta e ideais  a, mais uma vez, demonstrarem o vosso desagrado/raiva/tristeza/etc mas
através de carta para a seguinte morada:

a/c Presidente da Câmara Dr. Francisco Santos
Câmara Municipal- Praça de República
7800-427 Beja

ou

a/c Vereador Miguel Ramalho
Câmara Municipal- Praça de República
7800-427 Beja

Só assim é que poderemos ser levados a sério.

As pessoas com quem estamos a lidar não compreendem o por quê de tanto barulho, não se importam de estar a pagar (mesmo que uma remuneração parcial) a uma veterinária municipal incompente que parece ser intocável.

A conclusão a que chego é: os cães não votam. Mas nós votamos.

E uma vez que graças à luta de alguns podemos neste  momento viver um momento de liberdade de expressão e num estado de Direito, devemos e podemos reclamar/reivindicar pelos direitos dos que não o podem fazer.

Mais uma vez peço-vos encarecidamente, caros amigos e  companheiros, que exponham a vossa opinião/indignação de forma clara e educada, capacidades essas que até agora nunca nos foram demonstradas.

Em anexos envio as fotos da hecatombe de 27 de Março.
Divulguem.

Obrigado

*******************************************************

DENÚNCIA

No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja.
O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.

Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com
quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.
Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior dos que vários interiores).
Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.

Por várias vezes foi esta situação reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.
Chegou ao ponto de o nº de animais dentro do canil exterior de 3 por 7m ascender a 30. Os animais nem tinham espaço para mexer-se.

O Cantinho dos Animais de Beja, cujo canil está alojado paredes-meia com o Canil Municipal (o terreno pertence à Autarquia) disponibilizou-se a, em conjunto com as duas associações estrangeiras (uma sueca e outra alemã) tirar fotos dos animais e a tentar encontrar donos para os mesmos, inclusivé em detrimento dos animais da Associação, tal não era a situação precária em que se encontravam. Isto passou-se entre 20 a 22 deste mês.

Tínhamos já agendado a data para tirar fotos e fazer análises ao sangue (sem qualquer custo a imputar à Câmara!) quando, na sequencia de contacto com o encarregado do Canil, o sr. informa que já não tínhamos autorização para tirar as fotos.
De imediato contactou-se pessoalmente o Pelouro e foi-nos confirmada a não-autorização mas que, em alternativa, um funcionário da Câmara iria fazê-lo. Embora a situação fosse caricata aceitou-se a decisão.
O referido funcionário tirou fotos a apenas 18 animais, sem dúvida os que teriam melhor aspecto. O fim dos outros ficou determinado a 27 de Março quando, sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes.

O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.
Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação.
Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária.

Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos
enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).

Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro.

Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais.

Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para
geral@cm-beja.pt.

Obrigada

ospreparativos.JPG

a1vitima.JPG

a2vitima.JPG

corredordamorte1.JPG

corredordamorte2.JPG

nhaescape.JPG

algunsaindaestaovivos.JPG

amontoadosdecadaveres.JPG

publicado por linkanimal às 23:08

link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Nelinha a 21 de Maio de 2007 às 23:33
QUE HORRORRRRR....................
ESTOU HORRORIZADA!!!
Andava á procura de uma coisa e sai esta imagem aterradora...que selvagaria como é possivel em pleno século 21????
Como se pode lidar desta forma com animais?
Como se pode tratar de um ser vivo desta forma?
Fiquei mto emocionada...chorei por eles(Animaizinhos) espero que agora estejam em paz!!!!
Ninguém vê isto?
O Governo não se manifesta?
E o direito dos animais não existe???
Nelinha :o(((
De helder a 29 de Setembro de 2007 às 20:45
q e' isto pah?
sera q e' preciso saber falar pa se ter direitos?
havia de existir um centro de " abate" para as pessoas q fazem isto...
ate' os animais tem menos extintos assassinos q os otarios q fazem isto!!!
s qerems mudar d rumo, tems d comecar po algum lado n acham?
De Guilherme Piedade a 20 de Outubro de 2007 às 12:20
É inacreditável o desprezo pela vida dos animais demonstrado por esta instituição. Não há realmente nenhuma lei que condene estes actos terríveis?
De madalena a 1 de Dezembro de 2007 às 12:11
tens razão devia haver uma lei para isto
De madalena a 1 de Dezembro de 2007 às 12:10
isto é um horror coitados dos animais devem ter sofrido tanto , eu queria ver se também gostavam disto neles serem mortos
De ana sofia a 16 de Janeiro de 2008 às 18:56
isto é inacreditável !! quem são as pessoas que fazem isto?! os terroristas são presos e os cães abandonados são mortos. que tipos de leis existem?! temos que fazer alguma coisa!!!
De ff a 22 de Fevereiro de 2008 às 19:56
oh sua puta de veterinaria! morre como eles! morre! puta da merda nao vales nada. poe-te a pau! qd te encontrar injecto-te tb potassio no coraçao e dpois tb te jogo mas para um monte de merda
De Anónimo a 29 de Novembro de 2008 às 11:37
quem fez isto merecia ser ser preso por estas coisas terriveis que o nosso canil de Beja faz.
isto é terrivel
inacreditavel!!!
quem faz isto deveria ser castigado
"gostavam de ser um lindo cão deste canil de Beja"???
Agrdeço resposta...
De EMILIA a 7 de Outubro de 2010 às 04:19
Sem comentários!!! não compreendo como actualmente estas coisas exitem e estes assassinos filhos da puta não são castigados!!!!! toda a gente sabe e ninguém faz nada ---- pode ser q um dia quando menos esperarem alguém os espere num beco e lhes faça o mesmo!!!! ADORAVA !!!!!

Comentar post

.Link - Adoptado em 25 de Fevereiro de 2007

Adotado no Evelyn's Place.com

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.Visitas desde 24 de Julho de 2006:

.posts recentes

. hey

. Situação catastrófica e u...

. fotos dos meninos que ama...

. Duquesa - precisa de inte...

. Por favor Vote!! Debate s...

. FW: Conheçam os que serão...

. Cão perdido - arraçado de...

. ...

. Gatinho para adopção proc...

. BALU - Cão jovem X labrad...

.arquivos

. Abril 2012

. Agosto 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Dezembro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.mais sobre mim

.cursor


Cursors

Tell me when this blog is updated

what is this?

.subscrever feeds